quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Introdução ao Blog

Blog feito para a aula de biologia,para a professora Priscila Poleselo Zandoná.
Com o assunto "exceções da natureza", procurei explicar resumidamente sobre coisas que muita pouca gente conhece. A seguir todo o conteúdo, de minha autoria, digitada por mim.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Acontecimentos anormais na natureza - 3 - Colunas de Basalto


É um raro fenômeno que acontece apenas em lugares próximos a vulcões, pois ela toma esse forma após um fluxo de lava espessa se resfriar.


 Os mais famosos exemplos são Giant´s Causeway (Calçada dos Gigantes), na costa da Irlanda, e a maior e mais conhecida: Devil´s Tower em Wyoming,Estados Unidos.


É um fenômeno extremamente incrível, pois não há no mundo, nenhum outro tipo de rocha capaz de obter esse formato naturalmente.


A tamanha perfeição chega a ser surreal, pois muitos não conseguem acreditar que isso pode ser feito pela natureza.

Seres estranhos - 4 - Camarão de Estalo

Esse animal está em um nível de esquisitice acima de todos os outros animais da terra. O motivo? Ele mata suas presas com uma bazuca sônica,que é seu braço direito.

Ele lança,com seu braço direito,uma coisa que qualquer um chamaria de "raio laser",mas na verdade isso se chama sonoluminescência,e ele é o único animal conhecido capaz de realizar este feito.


Pode ser considerado uma exceção,pois como a água viva,possui uma habilidade única,inexplicável e extraordinária.

O seu "tiro" é disparado a inacreditáveis 100 km/h em um intervalo de 300 microsegundos,em uma temperatura que pode ultrapassar os 10000ºC.

É tão surreal que só foi possível captar um flash de luz em seu ataque.




Seres estranhos - 3 - Água-Viva Turropsis Nutricula

Ela é basicamente um dos animais mais estranhos e anormais conhecidos pelo homem hoje,e isso é devido a basicamente um motivo: ela é o único animal conhecido que é "imortal".

É um animal inexplicável,o único conhecido que consegue fazer o chamado "ciclo inverso da vida",que consiste em, basicamente, nascer, crescer, e em vez de morrer, voltar a ser pequeno e crescer de novo.

É um ciclio infinito,por isso não se tem nem idéia de quanto tempo um bicho desses pode estar por aí vivo,talvez desde antes das pirâmedes,nunca saberemos.

Obviamente,ela só pode vir a morrer se for atacada por um predador,o que não deve ser tão difícil assim pois ela mede apenas 5 milímetros.

Cientistas procuram nesse animal um tipo de "elíxir da juventude",mas até hoje não consegue-se explicar totalmente como ela faz isso.

Acontecimentos anormais na natureza - 2 - Círculos de Gelo


É um fenômeno natural muito estranho e extremamente raro,que acontece apenas em lugares muito frios.Basicamente os círculos se formam através de algum tipo de ação da água,que ninguém conseguiu explicar exatamente até hoje.


A teoria mais aceita é de que são formados redemoinhos que movem o gelo,formando círculos perfeitos.
Já foram vistos círculos desses de muitos tamanhos,que chegavam a até 200 metros de diâmetro.

A seguir,um vídeo mostrando esse fenômeno,com certeza incomum,estranho,mas ao mesmo tempo uma maravilha da natureza.

Seres estranhos - 2 - Aranha Australiana



É a maior aranha produtora de teia do mundo,a maioria cresce até o tamanho de uma mão humana,mas várias podem crescer muito mais,até chegar ao quádruplo do tamanho.E como praticamente todas as aranhas,a fêmea é muito maior que o macho.









Felizmente não é fatal para os humanos (com exceção do ataque cardíaco que a pessoa tem em ver uma dessas na frente),no máximo causa inchaço e dor localizada.

O corpo dela brilha muito no sol,o que é bom,pois assim dá pra "ver a morte chegando de longe".

O mais impressionante nessas aranhas são suas teias,enquanto aranhas normais fazem suas teias entre galhos de árvores,a aranha australiana faz suas teias entre árvores!

 O motivo? Aí vai: Ela também come pássaros,e suas teias são extremamente fortes,fortes o bastante para parar e prender um pássaro em pleno vôo.

Acontecimentos anormais na natureza - 1 - Rochas deslizantes do Vale da Morte

 
É considerado um dos fenômenos geológicos mais bizarros do mundo,que acontece no chamado Vale da Morte,na Califórnia,nos EUA,mais especificamente em um lago seco chamado Racetrack Playa.

Até hoje ninguém conseguiu explicar exatamente como isso acontece,é simplismente inexplicável,as pedras "se movem sozinhas",pois nunca foi achado nenhuma prova de que houve ação de humanos ali,as pedras já foram observadas,e ainda não se sabe como elas se movem.

Talvez haja uma relação com o local,que é muito baixo,e consequentemente muito quente,é o lugar mais baixo e mais quente dos EUA.Um lugar impossível para um humano viver,pois as temperaturas podem ultrapassar 50ºC.

Os rastros deixados pelas pedras de diferentes tamanhos,até hoje é um dos maiores enigmas da natureza,e provavelmente sempre será,pois é praticamente impossível explicar algo assim,ao longo do tempo foram se criando muitas teorias,envolvendo o governo,alienígenas,e tudo o que se pode imaginar,mas nenhuma das teorias conseguiu provar alguma coisa importante sobre esse bizarro fenômeno.

Seres estranhos - 1 - Tartaruga Aligator




A Tartaruga Aligator é a maior tartaruga de água doce do mundo,pesa 80 quilos,e para você que pensou que não podia ficar pior,além dessa aparência jurássica,ela tem a segunda mordida mais forte do mundo comparada ao seu tamanho.



 Tem uma carapaça extremamente dura,para se proteger de predadores,e obviamente por esse motivo,tem poucos predadores.


Não é tão agressiva como parece,mas se algo atravessar seu caminho já dá pra ver o que acontece,sua tática é ficar no fundo de um rio parada esperando algo aparecer em sua frente para ela abocanhar,torça para que não seja seu pé.